CURSOS E PALESTRAS

Este é um curso de formação em facilitação de diálogos, mediação e conciliação, que tem com o objetivo desenvolver habilidades para dialogar, facilitar diálogos, mediar e propiciar encontros consigo mesmo e com o mundo em que vivemos.

 

Busca ir além da simples capacitação profissional, pois acreditamos que as diversas práticas colaborativas, como facilitar diálogos, mediar e conciliar pressupõem mudanças de modelo mental, abertura para a criatividade e para novas formas de pensar a situação de conflito.  Propomos a formação de pessoas contemplando uma dimensão ética, estética e política onde trabalharemos o cuidado de si e do outro de modo aprofundado.

 

Ofereceremos um curso que apresente perspectivas sistêmicas e olhares interdisciplinares capazes de ampliar as possibilidades de atuação do mediador. O curso fundamenta-se no aprimoramento da escuta e da empatia e no desenvolvimento das diversas habilidades de convivência e do conhecimento das dinâmicas da comunicação.  Prepara os participantes para atuar nos mais diversos contextos profissionais e particulares, empresariais, familiares, comunitários, escolares, judiciais e comunitários.

 

Serão oferecidas simulações de casos práticos para que os alunos possam atuar experimentalmente como facilitadores de diálogos, mediadores e conciliadores. 

O curso será composto por 80 horas teóricas e 80 horas de estágio supervisionado. 

Completando a parte teórica e prática do curso, o aluno estará habilitado para atuar como mediador e conciliador judicial e extrajudicial.

 

Público alvo: Professores, advogados, gestores, estudantes e todos interessados em desenvolver habilidades para relacionar-se de forma significativa consigo mesmo e com seu entorno.

 

Horário:     3as  e 5as – 18h30 às 22h30

                

Datas

2017

setembro: 12/09 e 14/09   26/09 e 28/09

outubro:   10/10                24/10 e 26/10

novembro: 07/11 e 09/11   28/11 e 30/11 

dezembro: 12/12

2018

fevereiro:  06/02 e 08/02

março:      06/03 e 08/03   20/03 e 22/03

 

Informações:

 

Portal Mediação - falar com Eliana Fernandes

telefone: 11 2359-4688/ 2359-4695

email: portalmediacao@gmail.com

Corpo docente interdisciplinar

Carla Boin

Advogada. Graduada e Mestre pela Universidade Toledo de Araçatuba. Pós graduada "latu sensu" em Mediação de Conflitos- Abordagem Sistêmica- pela PUC-SP. Doutoranda em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo- USP. Sócia fundadora da BOIN Advocacia e Mediação. Idealizadora do PORTAL MEDIAÇÃO- ENCONTROS que promovem ENCONTROS. Sócia da Boin Consultoria e Planejamento Ltda. Foi membro da equipe responsável pela implantação do Setor de Mediação nas Varas de Família e Sucessões do Fórum de Santo Amaro, SP. Membro do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá CAM/CCBC. Consultora na implantação do programa Linguagem Mediadora, Mediação e Justiça Restaurativa na Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP. Autora do livro Mediação e Justiça Restaurativa: A humanização do Sistema Processual como forma de Realização dos Princípios Constitucionais. Coordenadora e co-autora do livro Mediação Empresarial: I Fórum Internacional de Mediação Empresarial, ambos pela Editora Quartier Latin. Coautora do livro Mediação no Judiciário: desafios e reflexões sobre uma experiência (Forense). Coautora do livro Mediação, CPC/2015 e Direitos Humanos: uma Nova Perspectiva?, no prelo.

 

Cássio Filgueiras

Advogado e mediador com especialização em intervenções sistêmicas pelo COGEAE PUC – SP, treinado pelo Centre Jeunesse de Montreal, Canadá. Formado em Direito pela Universidade Ibirapuera. Vice-presidente da RIMI – Rede Internacional de Mediadores Interdisciplinares, instituição fundadora do FONAME – Fórum Nacional de Mediação. Coordenador e palestrante nas Conferências Internacionais, Jornada de Estudos Brasil Canadá e Novas Perspectivas em Mediação. Mediador no CEJUSC do Fórum de Santana.

 

Emilio Terrom

Filósofo graduado e Mestre pela Pontifícia Universidade Católica/PUC , dissertação O sertão maior que o mundo) e há 15 anos ministra cursos e palestras em diversos contextos: universidades, escolas, institutos de filosofia e psicologia, grupos de teatro, dança, palhaço. Professor de Filosofia na Faculdade de medicina São Leopoldo Mandic (Campinas). Professor de Filosofia Instituto Babel (na intersecção entre a Filosofia e a Educação), Instituito Portal e Instituto Appana. Professor de Filosofia no Doutores da Alegria. Professor de Filosofia Instituto de Psicologia Ágora. Professor de Filosofia Núcleo Luz (formação de dança profissional). Professor de Filosofia para grupos abertos: atores, dançarinos, palhaços, educadores, psicólogos, não filósofos. Palestrante e autor de diversos Cafés-Filosóficos em empresas, com temas variando entre Ética, Gestão de Pessoas, Poder, Inovação, Liberdade, Amor, Sonho, etc. Professor de Filosofia no Ensino Médio da Escola Viva. Professor no curso MBA Faculdade Anhembi Morumbi e FAI Sta Rita do Sapucaí (aulas na disciplina Gestão de Pessoas, Workshop in Coaching Empresarial, Comunicação e Gestão de Marcas). Consultor em Inovação, Marketing e Recursos Humanos para Natura. Autor do livro Auto Retalho premiado pela Secretaria da Cultura em Criação Literária, publicado em 2016 pela editora Multifoco e finalista do Prêmio SESC de Literatura.

 

Fernanda Souza Pereira de Lima Carvalho

Graduada em Direito pela USP. Especializada em Direito Penal pela Escola Paulista da Magistratura. Pós graduada "latu sensu" em Mediação de Conflitos- Abordagem Sistêmica- pela PUC-SP. Capacitada em CNV -Comunicação Não Violenta - com Sven Fhrölich (Alemanha). Capacitada em Fundamentos da Justiça Restaurativa pelo CDHEP- Centro de Direitos Humanos do Campo Limpo- SP. Juíza Titular do Juizado Especial Cível e Criminal de São Vicente. Fundadora e coordenadora do Centro de Conciliação e Mediação de São Vicente. Ex-coordenadora do CEJUSC/ São Vicente. Ex-integrante do NUPEMEC/TJ/SP. Bailarina Amadora de Contato/Improvisação. Capacitada em Centralização Corpo e Mente (BMC) com Mark Taylor (EUA). Estuda e Pesquisa Anatomia Emocional com Sandra Tayar. Habilitada em Multiplicação de Cultura de Paz pela Associação Palas Athena –SP.

 

Rita Brant

Mediadora e Facilitadora de Diálogos formada pelo Instituto de Soluções Avançadas, ISA-Adrs, em parceria com a Associação Palas Athena. Coach de abordagem ontológica. Pós-graduada em Coaching Ontológico pelo Instituto Appana – São Paulo Advogada na área cível formada pela Faculdade de Direito da USP –Largo São Francisco. Atuação na esfera pública como Mediadora de Conflitos no Centro Judiciário de Soluções de Conflito e Cidadania (Cejusc) e Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Instrutora da Oficina de Pais e Filhos – Projeto do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – atuação no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo Atuação como Mediadora na área escolar pela Algi Mediação Atuação na área privada como Mediadora, Facilitadora de Processos Circulares, Facilitação de diálogos interpessoais e Coach individual e de equipes. Instrutora de Mediação de Conflitos no Senac de São Bernardo do Campo, São Paulo.

 

José Romão Trigo de Aguiar

Médico homeopata e psicoterapeuta. Fundador da Sociedade Universitária Médica de Estímulo à Pesquisa (SUMEP). Membro do Conselho Pedagógico e professor de Ética e Filosofia do Oriente e Ocidente da Associação Palas Athena. Professor do Curso de Formação de Terapeutas – FONTE; da Pós Graduação em  “Pedagogia da Cooperação & Metodologias Colaborativas” Projeto Cooperação em parceria com a UNIP; do Curso de Especialização em Medicina Comportamental – UNIFESP; do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Educação Lúdica do Instituto Superior de Educação Vera Cruz com o módulo Ética, Valores e Cultura de Paz; do Curso de Formação em Mediação, Facilitação de Diálogos e Construção de Consenso da Associação Palas Athena e do Curso de Especialização em Yoga – IEPY. Membro Efetivo da Associação Palas Athena do Brasil desde 1982. Idealizador e Coordenador do Projeto Social Agentes de Cidadania (capacitação de jovens em situação de risco) – IAKAP. Co-autor do livro Homeopatia (Para Saber Mais) – Editora Abril

Cursos passados

Mediação e Solução de Conflitos 

As relações humanas nos dias atuais

Realização: Casa do Saber

Início: 09 de setembro de 2015

Duração: 04 encontros

Quartas-feiras, das 20h às 22h

Rua Dr. Mario Ferraz, 414 - Itaim Bibi

São Paulo-SP

 

Este curso propõe diálogos e reflexões acerca da qualidade dos laços humanos e de como eles são formados, de como se dá a relação do sujeito consigo e com as pessoas que o cercam. O conhecimento e a utilização das ferramentas da mediação viabilizam a abertura de canais de comunicação que incrementam a capacidade reflexiva e de atenção, criando novas perspectivas de compreensão que libertam as pessoas de suas amarras relacionais, permitindo escolhas mais conscientes de com quem e de que forma se relacionam tanto na esfera pessoal como profissional.

 

 

 

 

 

Mediação e Sustentabilidade

Realização: Casa do Saber

Início: 09 de setembro de 2015

Duração: 04 encontros

Quintas-feiras, das 20h às 22h

Rua Dr. Mario Ferraz, 414 - Itaim Bibi

São Paulo-SP

 

Esse momento é um período de grandes mudanças na história da humanidade. Aos poucos, percebe-se que há um caminho aberto para a construção de uma nova cultura pautada no restabelecimento de princípios do “feminino”, do cálice, do ventre, da criação, da parceria, da colaboração e da afetividade – vide o impulso que ganha a economia criativa.

 

A mediação surge nesse cenário como uma forma de manter a sustentabilidade em sentindo amplo, com criatividade para se criar e recriar contextos significativos a serviço da valorização da vida. Os encontros tratam dos condicionamentos herdados e o despertar para uma nova sensibilidade, na qual o termo “sustentável” ganha uma perspectiva das relações humanas interpessoais, intrapessoais e com o meio ambiente. 

 

I Encontro sobre Desenvolvimento Profissional na Defensoria Pública

Realização: Defensoria Pública do Estado de São Paulo

3 e 4 de agosto de 2015

8h30 às 18h

Auditório da Defensoria Pública do Estado de São Paulo

Rua Boa Vista, 200 - Centro

São Paulo-SP

Al. Joaquim Eugênio de Lima, 1674 - casa 9. Jardim Paulista

São Paulo, SP 

portalmediacao@gmail.com

(11) 2359-4695 (11)94337-2663