A Mediação é uma forma contemporânea de resolução de conflitos conduzida por um terceiro neutro à relação conflituosa, vem sendo utilizada desde os anos 70 em países da América do Norte e da Europa. Proporciona um ambiente de sigilo, respeito, imparcialidade, ética e equilíbrio de poder entre as pessoas.

Atualmente contamos com a previsão legal 13.140 de 2015, conhecida como lei da Mediação. A despeito de inúmeras críticas, consideramos que foi um avanço a promulgação desta lei no sentido de promover o conhecimento da Mediação um maior número de pessoas. 

Como funciona?

O mediador, por meio de processos conversacionais, ajuda as pessoas a reformularem a situação de conflito em que se encontram.

A atuação do mediador pauta-se na imparcialidade, pois é com base nesta premissa que consolida a confiança e resguarda o princípio ético que fundamenta a prática da Mediação.

É usada para promover a construção conjunta de consenso em disputas societárias, partilhas de bens, conflitos familiares e pode ser aplicada em diferentes realidades como organizações, empresas, universidades, escolas e comunidades

O processo de Mediação acontece em média com a realização de oito a dez encontros. Entre em contato para maiores informações.

A Mediação pode ser prevista em cláusula contratual, na qual se estabelece o compromisso das partes participarem de um encontro de pré-Mediação no caso de qualquer divergência ou controvérsia decorrente da interpretação ou execução do convencionado. Neste encontro são apresentadas às pessoas as regras que norteiam a Mediação, para que decidam participar ou não do processo, visto que trata-se de um procedimento que requer a voluntariedade dos envolvidos.

É usada para promover a construção conjunta de consenso em disputas societárias, partilhas de bens, conflitos familiares e pode ser aplicada em diferentes realidades como organizações, empresas, universidades, escolas e comunidades.

MEDIAÇÃO FAMILIAR

-Separação/divórcio-extrajudicial/ judicial

-Pactos antenupciais

-Guarda de filhos- guarda compartilhada

-Alienação Parental

- Casos relacionados a engenharia genética

-Inventário

-Dissolução de sociedade

 Possibilita a abertura de canais de comunicação, em busca da flexibilização de posições rígidas com o objetivo de alcançar soluções que atendam às necessidades de todos os envolvidos em uma situação de conflito